Olá.
A Rota do Trabalhador, é um percurso com cerca de 1200 mts em que um ilustre benemérito da terra, o Senhor José Teodoro Martins, pretendeu homenagear todos aqueles que com o seu esforço e dedicação, foram importantes para o desenvolvimento da Aldeia do Cabril, no concelho da Pampilhosa da Serra.
Ao longo dos arruamentos da Aldeia é possível ver imagens em ferro de algumas actividades mais representativas da Aldeia, para além de um Monumento ao Trabalhador erigido mais ao menos a meio da Aldeia.
A entrada da Aldeia há um painel informativo com a localização das “esculturas”. Estas obras de arte, foram desenhadas por Eduardo Martins Teodoro.
Para além destes motivos de interesse, pode ainda visitar a albufeira de Santa Luzia a partir do Miradouro Norte e do Miradouro Sul, de Santa Luzia.
Outro ponto de interesse é a partir da Estrada Municipal M 547, junto a Cabril de Cima, do ponto com as coordenadas N 40° 06,529′ W O07° 52.317′ visitar o “Ilhéu ou Farelhão dos Prontos”, com as coordenadas, N 40° 05.782 W 007° 51.433.A visita a este ponto só pode ser feita quando a albufeira permite o acesso através do istmo, que reaparece com o abaixamento do nível de água na albufeira
O mapa indica em “1” a localização da Aldeia do Cabril, o ponto “2” o lugarar de casal da Lapa, onde há um excelente Restaurante/Residencial “As Beiras”. O ponto “3”, indica a localização do Parque de Campismo de Janeiro de Baixo. Anexo ao Parque de Campismo há um Parque de Merendas com inúmeras mesas e churrasqueira, para além de um moderno Parque Infantil. Há um Bar de Apoio.
Um conjunto de fotos, permite avaliar o que propomos.
Para mais informações consultar a Junta de Freguesia do Cabril e os serviços de Turismo da Câmara da Pampilhosa da Serra.
Bons trilhos.