Soviet Military Maps é uma aplicação de navegação offroad desenvolvida pela ATLOGIS Geoinformatics para dispositivos em ambiente Android. Encontra-se disponível na Play Store.
O que distingue esta aplicação das suas congéneres reside na capacidade de utilização da cartografia levantada pela antiga União Soviética entre os anos setenta e os anos oitenta, nas suas diversas escalas e apoiada por legendas em inglês.
A cartografia
Durante o período que ficou conhecido na história recente como “Guerra Fria” os Estados Unidos através da US Defence Mapping Agency desenvolveram um programa de levantamento cartográfico extenso, denominado projecto ONC/TPC (Operational Navigation Charts à escala de 1:1.000.000 e Tactical Pilotage Charts à escala de 1:500.000.
Anos mais tarde a União Soviética produziria também um conjunto de mapas topográficos, cobrindo o globo terrestre em escalas semelhantes:
- 1:1.000.000
- 1:500.000
- 1:200:000
Ao contrário dos mapas americanos, essencialmente aeronáuticos, os mapas soviéticos são de uso terrestre.
Atualmente têm pouca utilidade em países industrializados, já que a desatualização é grande. Mas em certas regiões do mundo, como o Saara, constituem face a outras fontes de dados alternativas de suporte à navegação muito interessantes. São ainda hoje os únicos que dispomos para a Líbia.
Assemelham-se aos mapas produzidos pelo IGN francês, mas são mais pobres do ponto de vista qualitativo. As principais dificuldades residem nas legendas em cirílico, fraca impressão original a cores, ou representação das dunas como séries de contornos alaranjados, sem sombras, tal como sucede nos mapas do IGN.
As restrições de propriedade e direitos de autor, a par da falta disponibilidade no mercado dos mapas do IGN à escala 1:500.000, levaram a que entidades como a Touratech QV (TTQV) tivessem digitalizado o conjunto de mapas soviéticos nas escalas de 1:500.000 e 1:200.000 que cobrem o Saara (Egipto, Sudão, Líbia, Chade, Tunísia, Argélia, Níger, Mali, Marrocos, Mauritânia), e os comercializassem (CD-ROM QuoVadis).
A aplicação
Soviet Military Maps é uma aplicação de navegação offroad que utiliza a cartografia soviética e a combina com outras fontes de dados, funcionando como camadas. Na sua versão Pro, é possível descarregá-los e armazená-los localmente, permitindo deste modo uma navegação offline por parte do utilizador.
Estão disponíveis as seguintes fontes de dados:
- Mapas topo soviéticos nas escalas de 1:1.000.000, 1:500.000, 1:250.000, 1:200.000 e 1:100.000 (a cobertura deverá ser verificada em http://www.topomapper.com/images/topomapper-coverage.jpg);
- Google maps (satélite, estrada e terreno);
- Bing maps (satélite e estrada);
- Open Street Maps (OSM Mapnik, Osmarender e Cloudemade Cycle Map);
- Camada de sobreposição ATLOGIS Hillshading.
Em termos de interface e modo funcionamento, apresenta as opções de navegação expectáveis para dispositivos móveis e uma organização visual dos elementos de trabalho semelhante à que encontramos em outras aplicações, como o Oruxmaps, Androzic ou TwoNav.
Entre as funcionalidades da aplicação Soviet Military Maps destacamos:
- Descarregar (opção bulk download) de mapas para utilização offline (com exceção do Google maps);
- Criação e edição de pontos de passagem (waypoints);
- Criação e edição de rotas (routes);
- Navegação por pontos de passagem (GoTo);
- Registo do trajeto efectuado (track log), incluindo dados de elevação e velocidade;
- Tripmaster (odómetro, velocidade média, velocidade instantânea, rumo, altitude, bússola);
- Importação e exportação de dados no formato GPX;
- Exportação de dados no formato KML;
- Pesquisa de pontos de interesse (POI);
- Partilha de pontos de passagem e trajetos através do correio electrónico e redes sociais (facebook).